-MÉTODO BOBATH: Atende a criança de 0 a 4 anos, que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor,síndromes,distúrbios genéticos ou adquiridos, paralisia cerebral e casos de alto risco (prematuridade, baixo peso, desnutrição e apgar baixo) a fim de prevenir, minimizar e tratar déficits neuropsicomotores e cognitivos, visando sempre a funcionalidade dando ênfase à qualidade do movimento.
O atendimento aplicado é constituído pelo conceito neuroevolutivo “Bobath” que é uma abordagem terapêutica que prioriza a solução de problemas de postura, tônus e movimento através de atividades que proporcionam estímulos de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Sendo assim, o importante não é considerar idade cronológica, mais conhecer a criança nas suas potencialidades e limitações funcionais, adequando -se ao seu ritmo próprio de desenvolvimento.
Esse recurso pode ser utilizado de forma eficaz para crianças com ataxia, hipotonia, atetose, hemiplegia, autismo, distúrbios de integração sensorial entre outros.